Agosto terá ExpoQueijo 2023 em Minas Gerais

Inscrições para o concurso serão realizadas no período de 1º a 28 de junho

04/06/2023 às 10:45 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

A 3ª ExpoQueijo Brasil, que acontece entre 24 e 27 de agosto, e promete muito sabor, em Araxá, Minas Gerais. Os produtos que serão apresentados no evento já acumulam premiações em competições no Brasil e no exterior.

O queijo artesanal desempenha um papel histórico e crucial como fonte de renda e sustento para famílias mineiras. Além de sua importância econômica, ele representa uma rica herança cultural, tradições familiares e identidade regional. Cada produtor de queijo artesanal imprime sua dedicação e amor em cada peça, tornando-a uma expressão autêntica e especial.

Atualmente, Minas Gerais soma 15 regiões produtoras de queijos artesanais formalmente reconhecidos. Representantes de todo o estado estarão expondo ou concorrendo na ExpoQueijo Brasil - 2023. 

O produtor rural Alexandre Honorato participou das duas edições do evento. Foi medalha de ouro com um queijo meia cura em 2022 e medalha de prata com um queijo branco e bronze com um queijo resinado amarelo na primeira edição do evento. “Isso é muito valioso para o produtor. Mesmo que ele não ganhe, ele tem a oportunidade de entrar em um concurso de altíssima qualidade e isso já é uma conquista. Impossível sair da exposição sem adquirir conhecimento. A oportunidade de trocar experiências, de conhecer mais do universo do queijo, através de palestras, cursos, já enriquece o trabalho”, destaca.

Além do Concurso Internacional, uma Feira Internacional de Negócios, com cem estandes, valoriza o consumo de produtos da agricultura familiar. O Fórum Internacional de Produtos da Agricultura Familiar desenvolve uma agenda de palestras, conferências e mesas de debate sobre inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo artesanal regularizado, entre outros produtos da gastronomia rural. A vila gastronômica e cultural promove uma experiência sensorial na degustação de queijos artesanais harmonizados com outras iguarias da culinária regional. Uma celebração dos sabores e da cultura, com música ao vivo, mostras e exposições.

Inscrições

As inscrições para o concurso internacional da ExpoQueijo Brasil 2023 - Araxá International Cheese Awards serão realizadas no período de 01/07 a 28/07, por meio de uma ficha de inscrição, que estará disponível no site www.expoqueijobrasil.com.br . 

Neste ano a competição tem a curadoria do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig ILCT), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Serviço

ExpoQueijo Brasil 2023 - Araxá International Cheese Awards

Data: 24 a 27/08/2023

Local: Grande Hotel e Termas de Araxá. Rua Águas do Araxá, sem número - bairro Barreiro, Araxá (MG)

Com informações e foto da Emater-MG
 


Últimas Notícias